top of page
BG_4.png
logotipo_horizontal_simbolo_laranja_fundo_escuro_sem_fundo250 px.png

4 Motivos para você aprender - e usar - Storytelling



A primeira história impressa da humanidade foi a de Gilgamesh, o rei de Uruk, cerca de 700 anos antes de Cristo.



Gilgamesh e o início do storytelling | Flow Idiomas


Contar histórias, no entanto, é uma prática muito mais antiga que o rei sumério e está impressa nos genes de todos nós. Se você não tem explorado muito seu lado contador de histórias, vamos te dar ótimos motivos pra mudar isso hoje mesmo e aproveitar esse fim de ano pra praticar muito.


Joseph Campbell estudou muito sobre isso e desenvolveu uma teoria chamada de “Jornada do Herói”, também conhecida como “O herói de mil faces”. Pra conhecer mais a fundo essa ideia, trouxemos um vídeo incrível do TED que sintetiza muito bem a ideia de Joseph Campbell em apenas 4:33 minutos.


Vale assistir!



Já que somos todos heróis, vamos aprender a explorar nossos super poderes e conquistar desafios cada vez maiores. E, pra começar...



ENTREVISTA DE EMPREGO


Sabia que muitos processos seletivos hoje já pedem que o candidato apresente seu currículo e seu histórico profissional usando dessa técnica?


Estar preparado pra esse desafio pode ser o diferencial entre conseguir seu próximo emprego ou não. Pra ficar mais claro:



A jornada do herói e o Storytelling para entrevistas de emprego em Inglês | Flow Idiomas


Não estamos falando de escrever um livro nem nada do tipo. O ciclo do herói representa um momento inicial, que após uma série de eventos - descobertas, desafios, ajudas, superações... - te eleva e transforma em uma nova versão de si mesmo. Maior, melhor, mais preparado para os desafios futuros.


Com certeza você consegue encontrar VÁRIOS momentos assim em sua vida. Seja pessoal ou profissional.


Mostrar que após um risco tomado você conseguiu aumentar a produtividade em X porcento ou que tomou uma decisão que diminuiu o turnover da empresa em Y... Esses fatos não precisam ser ditos de forma tão simples e desconectada. Mostrar a superação engajando as pessoas em sua história cria gatilhos que podem te surpreender.


E isso nos leva a mais um ótimo motivo para usar Storytelling...




TORNE-SE UM CRIADOR DE CONTEÚDO


Já pensou em ser um Youtuber? Blogger, talvez? De repente vender seus produtos e serviços de forma online?


Pois é... O Storytelling pode te alavancar imensuravelmente aqui também. Um grande amigo e parceiro me disse uma vez: “Na merda, somos todos iguais.” Quando você mostra seu lado humano, mostra suas dificuldades e cria laços com sua audiência... É aí que a magia acontece. Porém, lembre-se... Você já passou desse momento, já superou essa dificuldade e agora sabe como ajudar as pessoas a superarem suas dificuldades também.


Quando eu era aluno de Inglês, sempre tirava notas acima de 9 na escola e no curso. Me achava o máximo. Respondia tudo que os professores perguntavam... Tirava onda mesmo. Até que um aluno da Alemanha veio passar um ano no Brasil e ficou na minha turma do colégio. Todos pediram que eu fosse falar com ele, porque eu sabia muito Inglês... Eu fui, soltei todo meu Inglês, e ele NÃO ENTENDEU NADA.


Travei.

Meus amigos riram muito, tiraram sarro de mim o dia todo. Até consegui trocar umas poucas palavras com Sverre, mas... Voltei pra casa na maior bad da vida!


No dia seguinte, pedi a ajuda dele pra me ajudar a conversar mais naturalmente... E assim fomos nos tornando ótimos amigos e fui entendo melhor o que fazer, o que não fazer, até que algus anos depois tornei-me professor e tinha certeza de que poderia dar aos meus alunos aquelas mesmas dicas pra superarem seus desafios mais facilmente do que foi comigo.


E cá estou hoje. 13 anos como professor de Inglês, e com certeza de que faço o meu melhor todos os dias!

E ser professor me ajudou muito com uma outra habilidade...




FALAR EM PÚBLICO


Que é um dos três maiores medos das pessoas ao redor do mundo. Não importa a idade, a nacionalidade, a escolaridade... Mais da metade da população mundial tem pavor de ser o alvo dos olhares e ouvidos e falar em público.


Quando você usa as técnicas certas, esse medo....... Continua com você! Mas você sabe o que fazer pra não deixar que ele te domine e estrague seu discurso.


Usar de um roteiro, organizar suas ideias, distribuir bem os argumentos utilizando doses certas de emoção, e, claro... Praticar muito. Essas são algumas das técnicas que aprendi com a vida e aperfeiçoei com um curso incrível de Comunicação Criativa, e que - aliadas ao Storytelling - podem te transformar num orador inesquecível!


E um dos grandes motivos pra isso é...



A PERCEPÇÃO AUMENTADA


Pode parecer estranho e óbvio ao mesmo tempo, porém o conhecimento abre portas e janelas que antes eram invisíveis. Quanto mais você sabe, mais percebe algumas coisas e sabe como lidar com elas.


Entender o processo de Storytelling e suas técnicas pode te ajudar a entender melhor filmes e livros, conectar-se melhor com as histórias que contam pra você, e também com sua própria história. Como já dizia Steve Jobs, é dificil conectar as coisas olhando para o futuro, mas quando olha pra trás, os pontos e suas conexões fazem muito mais sentido.


E, conexão é algo imprescindível hoje em dia. Não só a conexão com a internet, com a tecnologia e as inovações que nos surpreendem a cada dia.


A conexão com as pessoas e suas histórias: EMPATIA.

Já parou pra pensar nisso? Como aprender Storytelling pode te tornar alguém mais empático? Doido, né!?


Mas, acredite quando eu te digo... Isso acontece, e muito. E, já que nossas histórias se cruzaram aqui hoje, durante a leitura desse artigo, espero que as histórias que for contar daqui pra frente sejam transformadoras para você e para quem as ler/escutar.


O que acha de contar sua história pra gente?

Será um prazer poder compartilhar isso com você e todos aqui.


E, semana que vem estamos de volta para explorar o último assunto desse ano de 2018. Já que esse e os artigos anteriores te prepararam para sua próxima entrevista de emprego, que tal falarmos de:


COMO VIVER UMA VIDA DE FLOW NO SEU NOVO TRABALHO?



Conectado com pessoas, vivendo feliz no novo emprego | Flow Idiomas


See ya! 🤙

34 visualizações
bottom of page