top of page
BG_4.png
logotipo_horizontal_simbolo_laranja_fundo_escuro_sem_fundo250 px.png

Acelere seu aprendizado de Inglês

Você sabe qual é a pressa mais popular hoje em dia? A pressa de aprender algo, seja lá o que for.


E, para muitos, aprender inglês é o topo da lista. Quais estratégias e hábitos você está colocando na sua rotina pra cuidar desse objetivo que é falar um novo idioma com fluência e naturalidade?

 

Vários estudos já foram feitos para descobrir como as pessoas aprendem novos idiomas e o que ajuda nesse processo, e nesse artigo nós separamos 6 dicas ótimas para você começar a praticar hoje mesmo e acelerar seu aprendizado.

 

COMECE DESVENDANDO NOVOS SONS

 

Não são muitos, mas o Inglês tem sons que não usamos no Português em nenhuma palavra, e algumas letras representam sons um pouco diferentes em cada língua. Cada som ativa uma área específica do cérebro, e treinando isso de diversas maneiras você faz seu cérebro crescer e seu aprendizado fluir.

 

Experimente ouvir os sons numa velocidade reduzida, repita bastante os sons que ouvir para treinar a musculatura do corpo, e crie uma rotina de praticar aquelas palavras que são mais difíceis para você ir se acostumando e ajudando seu cérebro a notar os novos sons e se adaptar a eles.


Alguns exemplos de sons diferentes são as letras (ou combinações de letras):

X - Fix / Xylophone / Experience

M - Team / Ember / Cam

R - River / Hair / Restaurant

TH - Think / Through / Thought

 

QUANTO MAIS VOCE OUVE, MAIS FÁCIL PARA COMEÇAR A FALARCÊ OUVIR, MAIS CONSEGUE FALAR

 

E para continuar praticando com sons, ouça Inglês sempre que possível. Não precisa ser num "momento de estudo dedicado e focado", e é até melhor que você esteja distraído e relaxado na hora de ouvir muito Inglês com músicas, vídeos, séries, podcasts... O que você escolher. Isso tem relação direta com o "Aprendizado Inconsciente", que acontece quando mesmo sem entender o significado do que está sendo dito, você vai deixando seu cérebro mais familiarizado com os sons e ritmo do Inglês para perceber os padrões e começar a se comunicar com mais naturalidade.

 

Coloque isso na sua rotina... coloque aquela tv ligada na casa só pra fazer barulho para passar algum vídeo ou música em Inglês e deixe a coisa fluir.


Faça do Inglês a trilha sonora da sua vida sempre que possível e perceba o quanto isso vai te ajudar no processo de aprendizado.

 

DESCUBRA AS SEMELHANÇAS

 

Temos várias palavras muito semelhantes (ou até idênticas) que podem ser bem simples e comuns como VIDEO, MUSIC, NAME, CAR e tantas outras... ou que usamos tanto que já fazem parte do Português, como ONLINE, WIRELESS, BLUETOOTH, CALL, a lista só aumenta! Além disso, existem semelhanças também nos sons produzidos e na organização das ideias também.

 

Por exemplo, se estiver tentando escrever a palavra “ghoul” e não tiver certeza se o “h” vem antes ou depois do “g”, tente pronunciá-lo em voz alta. Pronunciar “hgoul” é algo bem difícil e soa muito estranhoc o som “HG”, mas o som “GH” em “ghoul” é bem mais natural. Use isso em seu favor para descobrir como falar e escrever palavras!

 

CRIE LINKS PARA AJUDAR SUA MEMÓRIA

 

Muitos alunos de Inglês e outros idiomas sentem muita dificuldade em memorizar e expandir vocabulário, e isso os deixa com uma sensação de limitação para se comunicarem no idioma estudado. E memorizar novas palavras pode mesmo ser um desafio se você não utilizar de estratégias e consistência nesse processo.

 

Vários estudos comprovam que as pessoas lembram muito mais das palavras e seus significados quando conseguem associar as palavras com imagens, gestos, mímicas, sensações... ou mesmo com um grupo de coisas relacionadas.

 

A cada nova palavra que você queira memorizar, faça uma pesquisa no Google com essa palavra, veja as imagens e vídeos relacionados... procure pela # dessa palavra nas redes sociais e veja que tipo de post existe associado e que pode te ajudar nessa memorização... crie ou busque músicas que podem te ajudar a lembrar. Isso é muito comun para crianças aprenderem cores, alfabeto, dias da semana, meses, preposições e muito mais. Já pensou em fazer isso pra você também? É um processo muito mais eficaz do que a tradução.

 

Criar esses links vai facilitar o trabalho do seu cérebro para armazenar e acessar com mais facilidade e agilidade tudo que você aprender, e vai te ajudar a explorar o Inglês com muito mais fluidez.

 

APRENDA PELO CONTEXTO, NÃO SOMENTE PELO DICIONÁRIO

 

Vamos lá, um breve teste...

 

O que significa a palavra "BLUE"?

 

Se sua resposta foi "AZUL", ela pode estar certa. Mas isso tudo depende do contexto em que ela é usada. Por exemplo, se você lê a frase:

 

"I have a blue cover for my phone."

 

Nesse caso, a ideia de "BLUE" é sim a cor azul, e está sendo usada com esse significado. Mas e se...

 

"My friend was feeling blue yesterday after work."

 

Você acha que esse "BLUE" também quer dizer a cor azul? Sorry, esse é um outro significado de "BLUE" que funciona para falar sobre tristeza, melancolia. Totalmente diferente, né!?

 

Então lembre-se disso:

Aprender palavras é importante. Entender contextos é essecial!

 

DESCUBRA A VANTAGEM DE TER UM MENTOR AO SEU LADO

 

Contar com a orientação de alguém que já percorreu esse mesmo trajeto e desenhou um mapa para guiar outros rumo à fluência é, sem dúvida, um fator que faz toda a diferença. Ter um mentor não apenas simplifica o caminho, mas também oferece insights valiosos, ajudando a evitar as armadilhas que frequentemente podem desmotivar e dificultar o processo de estudo e comunicação em Inglês.


Com um mentor, você não apenas aprende, mas transforma sua jornada de aprendizado em uma experiência guiada e personalizada.

 

E com tantas ferramentas e conteúdos disponíveis pela internet, é como se estivesse em um oceano vasto de recursos de aprendizado de inglês. Um mentor experiente age como seu navegador, um GPS direcionando você para os materiais mais relevantes, economizando seu tempo e energia. E isso aliado a uma estratégia personalizada e focada nos seus objetivos com o Inglês garante um progresso eficaz e motivador desde o primeiro encontro.



Um rapaz estudando Inglês online num computador com uma onda de cores aquarela saindo da tela
Acelere seu aprendizado

 

Quer fazer uma aula GRÁTIS de Inglês ainda essa semana? Agende em nosso site e vamos trilhar um caminho de muito Flow juntos!

5 visualizações
bottom of page