top of page
BG_4.png
logotipo_horizontal_simbolo_laranja_fundo_escuro_sem_fundo250 px.png

Além da Gramática: Disciplina te faz Fluir no Inglês

Compreender a gramática é uma parte essencial do aprendizado do inglês, mas para alcançar a verdadeira fluência, é necessário ir além. Neste artigo, exploraremos uma abordagem disciplinada para o seu Flow na comunicação, onde o foco vai além da gramática e abraça aspectos do dia a dia para transformar sua relação com o idioma. Prepare-se para descobrir como essa disciplina e dedicação podem impulsionar sua fluência para um nível superior.

Como está a sua Prática Diária?


Uma abordagem disciplinada requer um compromisso com a prática diária. A fluência em inglês não é desenvolvida apenas em sala de aula, mas também por meio de um esforço contínuo e consistente. Reserve um tempo para se envolver ativa ou passivamente com o Inglês, por meio de atividades como leitura, escrita, assistir vídeos, ouvir músicas, ou mesmo momentos de conversação com alguém que você conheça (mesmo que seja alguém novo por aplicativos, como no Tandem - https://www.tandem.net/). Ao se comprometer com a prática diária, você constrói uma base sólida para alcançar a fluência.




Quer mais ideias pra isso? Me responde:


Seu celular já está configurado em Inglês? E quando vai assistir algo, já criou o hábito de assistir legendado com o áudio em Inglês? Achou algum podcast interessante que seja em Inglês? Já tem um tempo na sua agenda para assistir um vídeo ou praticar de alguma forma, mesmo que seja 5min por dia? E que tal usar das ferramentas de IA para te ajudar a treinar, tem feito isso? (Se precisar de ajuda com essa parte, veja nosso post sobre ferramentas de IA para fortalecer seus estudos!)

Ter Inglês presente em sua vida, mesmo que de forma indireta, é uma ótima forma de manter essa consistência diária.

Foque também em ampliar seu Vocabulário:


A expansão do vocabulário é também essencial para a fluência em inglês. Dedique-se a aprender novas palavras e expressões regularmente. A minha melhor técnica pra isso é me encantar com novas palavras, e para descobri-las e ir trazendo-as para a minha rotina eu mantenho o hábito (e isso já tem mais de 20 anos!) de ler em inglês (livros, artigos, notícias... até memes contam!) e anotar as palavras desconhecidas. Porém, um ponto de MUITA atenção aqui: As palavras são muito mais entendidas pelos CONTEXTOS do que pelo dicionário/tradutor.

My students LIKE it when I speak LIKE a British native. (Meus alunos GOSTAM quando eu falo COMO um britânico)

O "Like" é um caso bem famoso, mas temos muitas outras palavras que mudam seu sentido de acordo com o contexto e uso. Fique atento com isso.

Outra opção é o uso de aplicativos e recursos online que ofereçam atividades interativas. Quanto mais diversificado e abrangente for seu kit de palavras (e quanto mais kits você tiver para diferentes situações), maior será sua capacidade de se expressar com clareza e precisão. Explore opções como Lyricstraining.com, Wordle, and many others in your routine.

Não há crescimento sem desafios:


Além de ler textos do cotidiano, desafie-se com materiais de leitura mais avançados. Explore artigos acadêmicos, literatura clássica, ensaios e outros materiais especializados em suas áreas de interesse. A leitura avançada demanda que você perceba o Inglês de formas diferentes e use de toda sua bagagem para compreender a mensagem completa, e nesse processo você expande seu conhecimento, aprofunda sua compreensão e enriquece seu vocabulário. Ao se envolver com textos mais complexos, você estará se preparando para uma fluência em níveis mais elevados.

Se precisar de ajuda nisso, explore "Graded materials" como os livros da Penguin Readers (que vão do nível 0 até o nível 6, aumentando pouco a pouco em complexidade), ou então materiais como os do site https://learningenglish.voanews.com/.

Use ativamente seu Inglês, escrevendo e falando:


Last but not least, é importantíssimo praticar escrita e fala regularmente. Envolva-se em conversas autênticas no idioma e concentre-se mais na atitude e intenção das ideias que quer transmitir do que na precisão gramatical e das estruturas que estiver usando. Pequenos erros fazem parte da comunicação e não precisam te travar. Além disso, lembre-se de que numa conversa, de forma geral, o objetivo das pessoas é interagir, trocar... Então todas as partes podem se esforçar um pouco para conseguirem fazer a comunicação fluir da melhor forma possível. Você pode participar de grupos de conversação, fazer aulas particulares ou utilizar recursos online para a praticar constantemente.

E se você ainda não se sente confiante para esses desafios, lembre-se da escrita! Escrever em Inglês te ajuda a organizar suas ideias e deixar tudo mais acessível para que você organize o Inglês de forma mais leve e fácil. Desafie-se escrevendo um novo texto por semana, por exemplo, e perceba o quanto isso transformará seu Flow.

Você estará pavimentando o caminho para um domínio mais completo do idioma.

Esteja disposto a investir tempo e esforço em seu aprendizado, e você colherá os frutos de uma fluência em inglês que vai além da tradução e de uma comunicação travada.

Desafie-se, mantenha-se disciplinado e alcance níveis extraordinários no seu Flow!

4 visualizações
bottom of page