top of page
BG_4.png
logotipo_horizontal_simbolo_laranja_fundo_escuro_sem_fundo250 px.png

Como aprender Inglês com músicas


Ouvir música para aprender Inglês - Flow Idiomas

Há muitos anos, eu conheci uma pessoa que aprendeu Inglês com músicas... treinou os ouvidos para entender a pronúncia das palavras e as conexões das frases, treinou a pronúncia imitando os artistas, treinou a escrita tomando notas das palavras que ia aprendendo... e assim que teve uma oportunidade, fez amizade com pessoas americanas pra colocar tudo aquilo em prática.


Essa é uma história de conquista que aconteceu bem antes do tempo da internet... Youtube, Spotify, Deezer... mal dava pra imaginar isso existindo. E esse trabalho todo aconteceu ouvindo rádio, um pouco todos os dias. Lá no final vou te apresentar uma plataforma que é sensacional para te ajudar nessa!


Eu lembro que quando Victor me contou sua história, eu estava no meio do meu curso de Inglês. Já sabia algumas coisas, mas sempre travava na hora de entender minhas músicas favoritas. E durante a conversa ele me deu de presente um cd, daqueles que vinham com as letras todas escritas na capa, sabe!?


Avril Lavigne - Let go


Avril Lavigne Let Go Aprender Inglês Flow Idiomas

Na época eu adorava as músicas dela, e logo fui ouvir e comecei a ler as letras enquanto ouvia para tentar entender melhor. A música Complicated foi bem Complicated mesmo de entender, devo ter ouvido ela umas 50 vezes pelo menos logo no primeiro dia.


E, claro... as músicas continuam fazendo parte dos meus estudos e das sugestões que passo aos alunos para que possam aprender e melhorar no Inglês. Hoje temos MUITO mais ferramentas pra usar, então vem comigo que vou te mostrar algumas ótimas sugestões.



Qual o método para aprender Inglês com músicas?


  • Crie uma playlist para sua rotina (escolha suas favoritas!)

  • Escute sempre que possível

  • Identifique palavras conhecidas

  • Entenda o contexto das músicas (qual história estão te contando?)

  • Leia a letra e "complete as lacunas" de entendimento

  • Sempre que possível cante junto com a música

  • Leve seu aprendizado para outros contextos

  • Repeat! ;)


Já tentou fazer assim?


Claro que cada um tem seu perfil de aprendizado, seu ritmo, suas facilidades e dificuldades. E muita gente não é tão fã de ouvir músicas repetidas todos os dias, por exemplo. Mas esse sistema super funciona com seu seriado favorito também, e até mesmo com artigos, livros, ou outras opções. É só você adaptar um pouquinho.


Se quiser algumas sugestões de playlist, o link para a minha playlist pessoal e para a playlist do canal da Flow no YT estão aqui em baixo:



Essa é a minha playlist: Let's Flow!



E a playlist do canal: FlowNews Soundtrack


















E lá no Instagram da Flow, um post muito maneiro com a música CLOSE TO YOU, da banda THE CARPENTERS. Sabe qual é, né!?



Você já tem VÁRIAS opções pra começar sua rotina de Inglês com músicas. Mas ainda falta eu te apresentar uma plataforma. A que comentei lá no começo, e eu tenho certeza de que você vai adorar!







Recentemente eles criaram um app também, então ficou ainda mais fácil de acessar. O plataforma se chama LYRICSTRAINING.COM, e você pode escolher suas músicas favoritas que eles transformam tudo numa atividade de aprendizado.







Depois de escolher sua música, você escolhe qual o nível que você quer praticar, desde iniciante até EXPERT, e você tem que completar a música conforme ela vai tocando. Existem as opções de ESCREVER as palavras e a de ESCOLHER (tipo multipla-escolha). E também uma função karaokê pra você soltar a voz e praticar ainda mais!


Se você criar sua conta no site, eles salvam toda sua pontuação e as músicas que praticou. Mas você pode acessar tudo sem criar nada, é super simples.



Aprender Inglês com músicas lyricstraning.com Flow Idiomas

Curtiu!?


Conta pra gente qual música você escolheu pra começar! Manda aqui no blog, lá no Insta, aonde você preferir!


E se precisar de alguma ajuda, pode contar com a Flow!




See ya!

85 visualizações
bottom of page