logo_png copy.png

LIVE YOUR FLOW

Manifesto pela Educação


A dinâmica atual do mundo nos conecta cada vez mais.





São inúmeras ramificações de toda a informação do planeta e que, incrivelmente, estão apenas a um clique. Estamos em constante mudança e evolução em todos os aspectos de nossas vidas.


A cada dia, conhecemos novas redes sociais, blogs, gadgets, tecnologias… A humanidade evoluiu mais nos últimos séculos que nos milênios anteriores, e a cada nova revolução tecnológica, a forma de ensinar e educar também se modificou. Estamos passando por uma nova revolução, e a era da internet chegou com força total.


Será que não é hora de repensarmos a educação?


A educação atual se baseia em uma estrutura criada há mais de 200 anos, iniciada com a revolução industrial. Se analisarmos bem - em um cenário otimista - as escolas assemelham-se às fabricas, com espaços fechados, segregando grupos, e um sinal para a troca de turnos. Já em um panorama mais pessimista, podemos ver as escolas como presídios, com sinais marcando os “banhos de sol” dos nossos alunos, todos uniformizados, sem liberdade de ir e vir sequer ao banheiro sem prévia autorização.


Esse cenário escolar, aliado a professores - muitas vezes - desmotivados ou com má-formação e uma sociedade que não se preocupa com um crescimento psicológico, social, cognitivo e emocional de seus filhos, esperando que a escola - sim, aquela escola de 200 anos que citei -  resolva essas questões, cria um ambiente chato, desinteressante e estéril à educação. Tudo isso na era mais estimulante da humanidade.


Já foram identificados 9 tipos de inteligência no ser humano. Isso mesmo, NOVE!