logo_png copy.png

LIVE YOUR FLOW

Como foi o discurso de Barack Obama e por que isso importa?

Dia 30 de Maio de 2019, São Paulo... Mais de 15 mil pessoas reunidas para a 7a edição do VTEX Day. E o primeiro grande nome da agenda de abertura do evento era o ex-presidente dos Estados Unidos, mr. Barack Obama.


Ir para o evento foi uma grande surpresa pra mim. Tudo decidido na Quarta feira por volta das 9pm, menos de 12 horas antes da abertura dos portões no Expo São Paulo. Flowstyle, eu diria!


Antes de ele entrar no palco, Viviane Senna - irmã de Ayrton Senna - foi chamada para falar sobre o Instituto Senna e todos os projetos que têm para promover a educação no Brasil, homenageando inclusive a professora Débora Garofalo. E isso norteou muito do evento, e das palavras de Obama.





Até que finalmente, trouxeram duas cadeiras, uma pequena mesa, água e café... e o bate papo começou.


Todos na mesma página, vamos ao que interessa. Serão nas minhas palavras, mas a mensagem e ideia transmitida pelas palavras do próprio ex-presidente. As 6 mensagens que mais marcaram o bate papo com Obama:


1 - Orgulho-me...

de muitas coisas durante meu tempo como presidente: do programa de saúde pública para a população, da recupersção econômica frente a uma grande crise, da luta contra o terrorismo e Osama Bin Laden. Mas hoje, eu diria que meus dois maiores orgulhos são que minhas filhas, Malia e Sasha, cresceram sem ficarem loucas com o pai presidente e a mãe primeira dama. Não subiu à cabeça, e continuo me orgulhando muito das mulheres que são hoje. E a segunda coisa é ter feito o país crescer e trazido várias mudanças positivas sem nenhum escândalo sobre meu governo nesses 8 anos.


2 - Meu dia mais difícil...

como presidente? Todos dias eram de decisões difíceis. As fáceis nem chegavam até mim. Mas eu diria que o mais difícil foi após o tiroteio que aconteceu em uma escola em que muitas crianças e professores foram mortos pelo atirador. Ter que ir até lá para confortar as famílias sem poder fazer nada por elas foi muito difícil. Não poderia trazer os mortos de volta, nada que eu oferecesse compensaria aquelas perdas, e eu sabia que não poderia prometer que situações como aquela nunca mais aconteceriam. Infelizmente, o acesso às armas nos EUA é muito simples, você consegue comprar até pela inteinte. A sensação de não poder fazer nada foi bem difícil.


3 - Ser um bom líder...

não quer dizer que você vai ter todas as respostas certas, mas sim que você saberá fazer as perguntas corretas. E por isso precisamos de pessoas que pensem diferente da gente na equipe. De diferentes backgrounds, diferentes perspectivas, diferentes expertises... (e isso já é um gancho para a próxima)


4 - Pluralidade...

traz muitos benefícios. É só ver nos esportes, ligas como UEFA e NBA. Pessoas diferentes trazem perspectivas diferentes sobre tudo, e isso promove maior competição, maior crescimento, maiores resultados. Um dos grandes astros no basquete americano hoje é Giannis Antetokounmpo, filho de nigerianos que nasceu na Grécia, além dos vários brasileiros e pessoas de todo o mundo que participam da liga. Mais pluralidade nos faz crescer, por isso precisamos de pessoas diferentes no poder. De toda cor, todo gênero, toda nacionalidade... (Mais um link para a próxima)


5 - Para o crescimento de todos...

dos indivíduos, das empresas e da economia, do país... do mundo como um todo, EDUCAÇÃO é essencial. Minha mãe batalhou muito para que tivesse uma boa educação, e nada do que fiz teria sido possível sem isso. Investir na educação não é caridade. É primordial para o crescimento de todos. Suas empresas terão melhores funcionários, mais capacitados... seus clientes serão melhores, com maior poder de compra e mais exigentes, e isso cria um ciclo de crescimento para todos. Temos que dar essa oportunidade para a população de todos os países.


6 - Para finalizar...

lembrem-se de continuar otimistas. Invistam em educação e trabalhem muito. Assim, o Brasil se tornará a potência que vocês que estão aqui acreditam que o país pode ser. E a vida de todos vai melhorar também. Eu sei que é difícil ser otimista com tantas notícias de guerra, conflitos, desastres... mas lembrem-se de que o mundo é um lugar melhor hoje do que era 100 anos atrás. As pessoas estão mais ricas, com mais saúde, melhor educadas, mais tolerantes... Isso não é garantia de progresso e de um futuro melhor, mas pode alimentar nossa esperança de que tudo que estamos fazendo aqui gerará resultados positivos para todos. Acreditem!


E, com essa mensagem, Obama recebeu os aplausos de todos na sala de audiência, e foi embora. Os aplausos continuaram por alguns minutos, e com razão. Diálogos sensatos como o dele tornaram-se raridade. Obama tem um tipo muito único de carisma. Ele prende a atenção de todos que ouvem com uma facilidade inspiradora. Foi uma experiência singular estar naquela sala e fazer parte desse bate papo.





Nos dias seguintes, muita gente me perguntou sobre o evento, em especial sobre as palavras de Obama. E depois de contar essa estória tantas vezes, comecei a perceber outros detalhes, comentários que incentivavam todos que ouvissem suas palavras - seja na sala, ou depois por vídeos e relatos - a uma reflexão muito especial sobre a situação de NOSSO país, e do mundo como um todo.


Independente de opiniões e inclinações políticas, é importante que haja diálogo e trabalho conjunto em prol do progresso, do desenvolvimento de nosso povo e de nosso país. E compartilhar essas ideias foi o que motivou esse post no blog.


Admiro muito mr. Obama e sua postura como pessoa e líder. Deixarei minhas opiniões de fora desse post, e espero que reflexões possam acontecer para todos que lerem.

Caso queiram ouvir mais sobre mr. Barack Obama, David Letterman fez uma entrevista super bem humorada em seu novo show "My next guest needs no introduction". Vale a pena conferir e já aproveitar para praticar seu Inglês.





Ahh, falando nisso... muita gente estava usando os fones de tradução simultanea durante o evento com Obama. Queria poder dar aulas para todos lá! Hahahaha


E você? Está pronto pra uma palestra dessas sem tradução?


Vem conhecer a Flow e vamos resolver isso. Podemos agendar uma aula experimental para você conhecer o jeito Flow de fazer Inglês.


Let's Flow!

41 visualizações