top of page
BG_4.png
logotipo_horizontal_simbolo_laranja_fundo_escuro_sem_fundo250 px.png

Você é formado em Inglês?


Muita gente já tem um diploma de Inglês em mãos... Outros sonham em consegui-lo.


Se "formar" em Inglês continua sendo uma das mais importantes habilidades pro mercado de trabalho, pro mundo acadêmico... pra muitas coisas na vida!


Mas infelizmente, muitas pessoas abandonam suas práticas de inglês após a tão esperada formatura, e tudo aquilo que não melhora, tende a piorar. É por isso que a ideia de Educação Continuada - já falado há muitos anos, mas que ganhou mais relevância no Brasil há pouco tempo - vem ganhando mais e mais espaço em todas as áreas de especialidade.


Na apresentação de Daniel Gilbert no TED (vídeo abaixo), "A psicologia do seu futuro 'eu'", ele traz duas frases que explicam muito bem esse novo momento em que a Educação Continuada ganha espaço. A primeira é "Mudança é a única constante no mundo...", e isso é refletido em tudo e em todos, inclusive no mercado de trabalho.


A segunda é "Seres humanos são trabalhos em andamento que acreditam que já estão prontos...", mostrando que a ideia de formação é mais temporária do que outrora pensava-se. Ter seus diplomas na mão não garante que estará atualizado para lidar com as novas problemáticas e dinâmicas do nosso mundo em constante mudança, e por isso uma rotina de continuidade nos seus estudos torna-se primordial.




Há alguns anos, descobrimos a Pirâmide de Competências, também conhecida como Os Quatro Níveis de Aprendizagem, que sugere quatro momentos distintos do aprendizado de qualquer nova habilidade:



Competence Pyramid / Pirâmide de competência - Aprenda Inglês com aulas online na Flow Idiomas

Vamos pensar em cozinhar. A base da pirâmide sugere o momento de Incompetência Inconsciente. Ou seja, você nem sabe que não sabe o que fazer. Você nunca tentou e nem sabe como começar a cozinhar seu almoço. Depois de um pouco de estudos e pesquisas, você atinge o momento de Incompetência Consciente, em que você já conhece alguns dos processos, mas ainda tem dificuldades em executá-los. Tipo queimar a panela de arroz ou errar o ponto de fritar o ovo :P.


As duas partes superiores da pirâmide mostram momentos de Compentência. A primeira, Competência Consciente, mostra a capacidade de realizar as atividades mas ainda de uma maneira muito mecânica, que envolve bastante atenção e concentração e não acontece de maneira totalmente natural. E, finalmente, quando atinge-se o momento de Competência Inconsciente, as coisas acontecem no Flow! De maneira mais natural, mais à vontade... e é nesse momento que descobrimos algo incrível:


Temos muito mais coisas a aprender e aperfeiçoar.


Já procuramos bastante, mas a ideia do "Ciclo de Competências" só foi discutida aqui na Flow... A ideia é que, após atingir níveis de competência em algo, você descobre novos desafios e possibilidades, o que te transporta pra um novo momento de "incompetência" (só pra manter a mesma linha, mas longe de sermos incompetentes) em que podemos crescer e expandir muito mais... e isso pode acontecer inúmeras vezes. Depende do quanto você explora alguma habilidade.


Em Inglês, por exemplo, podemos terminar os módulos básico, intermediario e avançado do curso, mas depois ainda podemos explorar tantas, mas tantas coisas que se eu colocasse a lista aqui você só terminaria de ler esse texto amanhã! hehehe



Afonso Prata - Aluno Flow Idiomas desde 2010

Grande exemplo disso é nosso aluno Afonso Prata, que faz aulas desde 2010. Ele já falava Inglês quando começou, já trabalhou com empresas de outros países, já viajou para vários lugares do mundo, e continua fazendo suas duas aulas semanas.


Segundo ele, é uma grande oportunidade de manter a prática em dia, aprender coisas novas, descobrir novos desafios, e claro... se divertir muito com o jeito Flow de aprender!



Que acha de explorar isso você também?

Temos várias ótimas dicas pra você nesse post sobre Como Aprender Inglês Sozinho.


Continue aprendendo. Tudo que puder, em todo momento.


E quando precisar de ajuda, fale conosco! Agende sua aula grátis agora mesmo pelo WhatsApp ou direto pelo nosso site.


See you soon!
134 visualizações
bottom of page