logo_png copy.png

LIVE YOUR FLOW

Os 3 P’s para ser feliz no trabalho


Falar de felicidade não é tarefa fácil, e vai muito além do trabalho que vamos fazer no nosso dia a dia. Mas pra estar aqui - você que está lendo e eu aqui escrevendo - sabemos que ser feliz é uma combinação de vários fatores, e nosso trabalho tem que contribuir pra isso.


Murilo Gun tem um vídeo que critica muito a dinâmica atual de trabalho, e o nome resume bem a ideia:


Acorda, trabalha, dorme...



Promover mudanças nas empresas não é algo que se faz sozinho. Claro que muitas empresas já oferecem ambientes de trabalhos mais saudáveis e alinhados com ideais e liderança mais humanos. Se você quer um trabalho numa empresa dessas, confira nossos posts sobre entrevista de emprego em inglês para se dar bem.


Quer saber o que podemos fazer agora para nos sentir mais felizes no trabalho? Veja nossos três P’s para ser mais feliz no seu trabalho em 2019: PRAZER, PRINCÍPIOS, e PROPÓSITO.




PRAZER É PEÇA CHAVE


Meu primeiro trabalho foi como entregador de gás. Fácil, tranquilo, e muito divertido! E há mais de 13 anos trabalho com Inglês. Nem tão fácil ou tranquilo, mas também muito divertido.


E eu falo disso em palestras, converso sobre isso com todos meus alunos e amigos, penso nisso o tempo todo. Vivo esse prazer. E quem convive comigo já se acostumou com um hábito que tenho: sempre que me despeço de alguém eu digo "Divirta-se."


Parece ser difícil pensar que isso é possível, mas felicidade contagia e transforma tudo e todos em seu redor.

Muita gente diz que pra ser feliz no trabalho você tem que escolher algo que ama pra fazer.

Eu, naturalmente, concordo com isso. Faz todo sentido, e quando você gosta de algo tudo fica mais leve, mais fácil, mais natural. Fantástico. Só que nem sempre conseguimos fazer o que amamos. E aí eu pergunto...


Será que conseguimos amar o que fazemos então?

Por várias vezes já vi essa pergunta ser respondida com sorrisos afirmativos. Pessoas vendendo biscoitos na rua, fazendo budgets e muitas contas no Excel o dia todo, dando aulas, fazendo projetos... Tudo que você imaginar.


Que tal começar 2019 procurando coisas pra amar e se divertir no seu trabalho?



PRINCÍPIOS NÃO PODEM FICAR DE FORA


Uns bons anos atrás me disseram que “a empresa tem a cara e o jeito do dono”.


Hoje eu consigo ver que isso é sim verdade, mas as pessoas que fazem parte dela também deixam suas marcas, e isso constrói a personalidade da empresa.


Se você tem que ir contra o que acredita e o que vive para fazer seu trabalho, talvez não esteja no lugar certo.

Muitas empresas hoje já filtram isso desde a entrevista de emprego, tipo aquela história de vestir a camisa, sabe!? E, assim como existem pessoas diferentes das mais variadas maneiras, existem também incontáveis empresas para você conhecer e se identificar para harmonizar seus princípios ao dia a dia profissional.


Não é só de dinheiro e grandes cargos que se faz sucesso. Aproveitando o gancho, já viu o vídeo de Richard St. John no TED sobre sucesso? Vale muito assistir pra explorar as ideias dele e, claro, praticar muito Inglês em três rápidos minutinhos




TRABALHE COM PROPÓSITO


Já cansei de livros e vídeos de auto ajuda falando pra buscarmos trabalhos que amamos. Já falei o que penso disso aqui, e tem mais um detalhe importante pra considerarmos quando o assunto é ser feliz no trabalho: seu PROPÓSITO.


Por que você faz o que faz?

Estudos dizem que pessoas que associam seu trabalho a um propósito externo a si mesmo tendem a ser mais felizes com suas profissões. Eu associo meu propósito sempre a ideia de SERVIR, de transformar as vidas dos alunos indo além do Inglês.


E cada um pode buscar seus propósitos e alinhá-los aos princípios e prazeres que já exploramos aqui. Sem precisar de nada muito distante nem desmedido, mas algo que possa te lembrar sempre os motivos de você dedicar tantas horas do seu dia para aquele trabalho.


Pra explorar essa ideia mais a fundo e deixar sua mente borbulhando com novas ideias para 2019, assista o vídeo a seguir pra te dar muito conteúdo e pavimentar ainda mais esse caminho em busca de ser feliz e pleno no trabalho e na vida. Com muito Flow pra não deixar o prazer e a diversão de lado!





Ano que vem retomamos as atividades do blog explorando grandes mentes da educação e explorando o jeito Flow de aprender junto com vocês!


Divirtam-se!

0 visualização