top of page
BG_4.png
logotipo_horizontal_simbolo_laranja_fundo_escuro_sem_fundo250 px.png

Seja criativo em Inglês (também)


Criatividade é uma habilidade extremamente versátil porque pode ser utilizada em uma imensidão de tarefas e áreas. Solução de problemas, inovação, marketing, argumentação, persuasão, pesquisas, artes... Criatividade está em tudo.


Nem sempre em todos. 🤷‍♂️🤷‍♀️

Você se considera uma pessoa criativa?



Artigo do blog sobre criatividade em Inglês nas aulas online da Flow Idiomas, inspirado por Ken Robinson e Waldorf


Um dos grandes fatores que limita a criatividade das pessoas é o sistema educacional em que vivemos. Os alunos são treinados para decorar e repetir e responder questões multipla-escolha, todos UNIformizados, obrigados a estudarem todas as matérias com a mesma profundidade uns dos outros, separados em turmas e alinhados em fileiras com lugares fixos por um ano inteiro.


Todas essas limitações já seriam o suficiente para matar a criatividade da maioria, e ainda existem MUITAS outras questões na vivência escolar, universitária, e até profissional que vão minando nosso lado criativo cada vez mais.


Ken Robinson explora isso de maneira brilhante na sua palestra do TED, e critica fortemente o sistema que é perpetuado há mais de 200 anos sem grandes atualizações:





Muita gente me questiona dizendo que hoje a internet e computadores e quadros interativos mudaram a escola. E isso é inegável. Mas toda a hierarquia que existe ali e todas as travas impostas nos alunos me fazem questionar quão relevantes são essas mudanças se não existe uma reflexão séria em busca de um redesenho do sistema, das prioridades, do equilíbrio e do respeito à individualidade de cada um.


MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS


Cada vez mais, habilidades como Inteligência Emocional, Pensamento Crítico, Comunicação Assertiva, e outros são demandados pelo mercado profissional e pela vida. Nas aulas da Flow, com uma abordagem individualizada, personalizada e direcionada para cada aluno, podemos trabalhar todas elas em uma esfera familiar e importante para o aluno, aliando ao prazer e leveza ao aprender uma nova língua.


E não somos os primeiros a perceber quão importante é esse tipo de trabalho, e como isso pode sim ser implementado desde cedo nas crianças para que se tornem adultos mais auto-responsáveis e em equilíbrio com a vida. Um grande exemplo disso é a linha construtivista Waldorf criada por Rudolph Steiner, que era um filósofo austríaco que também se dedicava a reformas sociais, arquitetura, e esoterismo.





Promover mudanças como essa não é tarefa fácil, e não acontecerá da noite pro dia. Nem todas escolas dessa linha conseguem oferecer o Ensino Médio, e já ouvi vários relatos de pessoas que tiveram vários problemas de adaptação ao migrar para uma escola tradicional.


Na minha opinião, o que falta são escolas híbridas, que trabalhem o lado construtivista ao lado conteudista de maneira harmônica, e permitam que os alunos mantenham e dediquem-se às suas individualidades.


QUER CONHECER UMA EXPERIÊNCIA DESSAS?


Agende uma aula experimental GRÁTIS na Flow. Você quem escolhe o dia e horário que vai se conectar, escolhe também com qual professor fará sua aula depois de ler as biografias de cada um dos disponíveis na sua agenda, e faz tudo no seu ritmo, adaptado pro seu nível - seja Iniciante ou Avançado - com uma dinâmica cheia de Flow para você aprender Inglês de uma vez por todas!



E não se esqueça do próximo artigo semana que vem, porque vamos continuar explorando novas ideias e tendências na educação, e te contando mais do porquê estudar na Flow vai te levar muito além do Inglês.


See you soon!
184 visualizações
bottom of page